publicos

segunda-feira, 1 de junho de 2015

arroz negro ao bacalhau ao molho de jaca e coco

Ingredientes
250 de Lombo de Bacalhau Salgado
200 ml de óleo de Coco
500 ml de Água de Coco
300 g de Arroz Negro
1 Coco Seco inteiro
4 Dentes de Alho
1 Jaca Verde
3 Tomates Maduros
2 Cebolas Médias
50 ml de Azeite de Oliva
30 ml Óleo de Urucum
50 ml de Azeite de Dendê
1 Pimenta Dedo de Moça
1/4 Pimentão Verde
1/4 de Pimentão Amarelo
1/4 de Pimentão Vermelho
150 ml de Leite de Coco
4 Azeitonas Chilenas (Aquelas grandes e carnudas)
Salsinha e Cebolinha
Sal
Pimenta do Reino
Preparo
Dessalgar o Bacalhau em água por trocando a água 1 vez a cada 8 horas por 3 vezes (Sempre Refrigerado) na ultima vez fazer isso na água de coco e reservar.
Em uma panela pequena coloque o óleo de coco, 2 dentes de alho descascados inteiros e o Lombo de Bacalhau Dessalgado e leve ao fogo baixo por 2 horas. O óleo não pode borbulhar pois isso desmanchara o lombo de bacalhau, se preciso afaste a panela do fogo, use um difusor de calor ou uma chapa francesa.
Enquanto isso descasque a jaca verde (se possível utilize luvas, pois solta um pouco de leite e gruda na mão) corte a jaca em cubinhos 2 x 2 cm e reserve ( não precisa cortar a jaca inteira uns 70 cubinhos de jaca são suficientes para uma porção, reserve.
Corte a cebola em cubos médios (2 x 2 cm). Tire a pele dos tomates e corte em cubos descartando as sementes (Concasse). Tire a parte branca do Coco Seco e corte em cubinhos de 1,5 cm (40 cubinhos). Corte os pimentões em cubinhos de 1,5 x 1,5 cm. Reserve a salsinha e cebolinha devidamente picadas. Corte a Pimenta dedo de moça em brunoise, cubinhos de 2 mm.
Em uma frigideira coloque um pouco de óleo de Urucum e acrescente os cubos de cebola e comece a refogar, acrescente os cubos de jaca e dois dentes de Alho em Brunoise, deixe fritar um pouquinho sem dourar e acrescente o Leite de Coco e deixe cozinhar ate os cubos de jaca ficarem bem macios. Acrescente os tomates concasse, os cubinhos de coco, os pimentões, a pimenta dedo de moça e refogue por mais 2 minutos e por ultimo acrescente o Azeite de Dendê e reserve. Tempere com Sal e pimenta do reino á gosto.
Pegue o coco Seco (parte branca) e com um mandolim faça fitas de coco, ou se preferir compre fita de coco, daquelas que se usa para fazer bolos brancos de coco, acrescente sal e leve ao forno para dourar, tome cuidado pois bobeou queima. Reserva para decoração. Esse coco fica delicioso e agrega sabor ao prato também.
Prepare o Arroz Negro e reserve.
Montagem: Em um aro monte uma base de arroz negro, em seguida faça uma camada com a Jaca e por cima coloque o Bacalhau. Decore com as fitas de Coco Salgadas Assadas e Azeitona.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário,sugestões,pedidos,enfim fique á vontade!